NOVÍSSIMA Música Popular Brasileira! Héloa

Por que não só de RAP estou vivendo. Conheci ontem, por indicação do mestre You Tube essa maravilha de Aracaju, e já me apaixonei. Uma voz inteira, completa brasileira: misturando estilos musicais e múltiplas expressões entre artes visuais, dramaturgia, performance. É novidade da boa. Qualidade muscial tão boa, que o repeat até já travou…

Quer conferir mais? No site tem uma playlist completinha: http://www.heloamusica.com/

[Release: https://www.facebook.com/heloamusica/

Filha de músico e uma cientista social, a sergipana Héloa, desde muito pequena, esteve envolvida e embalada por diversos tipos de cultura e pelo meio artístico em geral. Estudou canto, teatro, dança, se formou em artes visuais e foi no período da sua graduação, mais precisamente em 2009, que Héloa, com a cabeça inquieta e cheia de informações, montou seu primeiro projeto musical que tinha como intenção unir toda essa multiculturalidade e multiplicidade em uma miscelânea sonora de ritmos e referências universais e do seu cotidiano. Foi um período de muita inquietação artística, e de descobertas.
Em 2012, a cantora entra pra gravar, com produção independente, o seu primeiro EP intitulado, “Solta”, que conta com seis canções de sua autoria e a participação da cantora paulista, Andreia Dias, na música, “Sai deste corpo”. O disco é uma espécie de trilha sonora de uma intensa história de amor que nos remete às radionovelas, ao universo vintage, e aos cantores de rádio.
Repleto de letras viscerais, cenários, cores, humores e poesia narrativa, o disco passeia por estilos que vão do brega, ao rock , passando pelo carimbó, pela música pop, pelo experimentalismo, pela música eletrônica, afrobeat, R&B e referências de ritmos tradicionais da cultura sergipana. Mas tem cara de produção antiga, com gostinho de nostalgia e cheiro de romance, no qual a cantora interpreta e faz arte cantando, com sua voz adocicada, performance única e brincando de pequenas intervenções no meio das músicas.
Um trabalho com uma narrativa e um desenho estético-visual e cênico extremamente contemporâneo e teatral, através da metamorfose do moderno e a bonança, sem rótulo, do antigo.
O EP Solta teve seu show de lançamento em agosto de 2013 num show que misturava, fotografia, projeções, cores, cenários, juntamente com a sua elogiada performance. Este mesmo show foi escolhido, neste mesmo ano, como melhor show do ano, no Prêmio Destaques da Cultura de Sergipe-2013.
Com menos de um ano de lançamento, e até mesmo antes deste, a cantora já vem sendo destaque em eventos e recebendo importantes premiações, como o show de abertura no lançamento do curta “As aventuras de Seu Euclides – Lambe-sujo e Caboclinho” no Festival SERCINE 2012, Festival de música, VOOAR 2012, recebeu a premiação de 3° lugar com a melhor música com letra no IV e V Festival Aperipê de música da ARPUB, teve sua música “Pimenta e Sal” comtemplada na da Mostra Sergipana de Música – Coletânea SESCANÇÃO 2013, “XXXIX Encontro cultural de Laranjeiras”, recebeu o prêmio de “Melhor intérprete” no “Festival de Música popular de Laranjeiras”, participou da trilha sonora do longa “A Pelada”, do diretor belga Damien Chemin, Feira da Música 2014, Circuito Cultural Banco do Nordeste, além de ter dividido o palco com o cantor pernambucano Otto, no Cultura Livre SP que afirmou: “Héloa é uma sergipana que veio para ficar, definitivamente, na nossa música. Trás um canto bonito, um encantamento. E sabe, como ninguém, expressar sua arte.”
Além disso, Héloa vem despertado o interesse de diversos ícones da cena musical e artística brasileira como o cantor pernambucano Otto, os músicos e produtores Gustavo Ruiz e Gui Amabis, o crítico e produtor Carlos Miranda, entre outros.
Em março de 2014, a cantora deu início à turnê do disco, e desde então já passou já passou pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, num total de 15 cidades. despertando a curiosidade do público que se mostrou bastante receptivo e entusiasmado com o seu show.
Como diz Carlos Miranda, “Héloa já é uma das grandes promessas do cenário musical brasileiro, pois, entre tantas cantoras surge ela com essa voz delicada, super bonita e tão simples”.
Héloa vai além das canções, do registro fonográfico, sua arte é pura dramaturgia, entrega, interação e sensibilidade, que bebe nas artes, o combustível para ser esse ser de natureza múltipla e levar suas várias facetas e personagens aos palcos da vida. ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s